Posso Usar Boleto D8 Para Doação?

Posso Usar Boleto D8 Para Receber Doação?

Frequentemente recebemos e-mails de ONG’s perguntado: Posso Usar Boleto D8 Para Receber Doação? Nossa resposta é sempre a mesma: BOLETO D8 NÃO PODE SER USADO PARA DOAÇÃO.
O motivo pelo qual as ONG’S procuram este tipo de boleto é por conta da exigência dos possíveis doadores que pedem o boleto D8 para realizar a doação.
Caso isso ocorra com você, explique para o doador que a sociedade civil não pode gerar este tipo de boleto.

O boleto D8 é exclusivo para concessionárias (empresas que fornecem luz, água, gás e telefonia) e também para recolhimento de impostos municipais, estaduais e federais.

Para captação de recursos ou doações o boleto indicado é o boleto proposta.
Este tipo de boleto vem com o texto padrão da FEBRABAN que faculta o pagamento. Ou seja, caso a pessoa que tenha recebido este boleto não efetue o pagamento, nada irá acontecer. Ela não irá sofrer nenhum dano por conta disso. Segue abaixo um modelo.

Boleto Proposta

Até  o momento ainda não existe um boleto especifico para o terceiro setor  captar recursos, mas a ABCR (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos) tem trabalhado na proposta do Marco Bancário da Doação, para que o Banco Central crie o boleto de doação. Enquanto isso não acontece, a ABCR recomenda que as organizações emitam apenas boletos de pagamento, no modelo boleto de proposta.

Para mais informações sobre o boleto proposta acesse teste documento da FEBRABAN

Nosso sistema gera o boleto modelo proposta. Usando o nosso sistema o dinheiRo cai direto da sua conta. Sem nenhum intermediário.

Entre em contato conosco e veja como é fácil gerar o boleto proposta,