Sindico Profissional ou Morador: Qual a melhor opção?

Sindico profissional

Sindico Profissional ou Morador: Qual a melhor opção?

Certamente esta é uma duvida que ronda muitos condomínios. Qual a melhor opção: Contratar um sindico profissional ou eleger um morador.
Nas duas opções temos vantagens e desvantagem. Para te ajudar a decidir, vamos fazer um apanhado geral falando sobre as vantagens de desvantagens entre um sindico profissional e o morador.

Sindico Profissional: Os prós e os contras.

Primeiramente vale lembra que o novo código civil prevê a contratação de um sindico que não seja condômino. Isso é totalmente dentro da lei.
A principal vantagem de um sindico profissional é a imparcialidade. Como ele não tem proximidade com os condôminos, é mais difícil dele se deixar levar com “picuinhas” que envolve moradores. Ele consegue resolver os conflitos de forma mais racional, sem beneficiar nenhuma parte envolvida.
A contratação deste profissional é mais indicada quando não tem nenhum morador interessado para exercer a função.
Como este cargo demanda muitas responsabilidades e conhecimentos técnicos é preciso ficar atendo antes de fazer a contratação, pois este sindico precisa ter conhecimento suficiente para cumprir todas funções previstas na lei.
Podemos indicar como desvantagem a contratação deste profissional, o custo. Pois diferente do morador, o sindico profissional tem um salário e o pagamentos dos encargos trabalhistas.
O condomínio precisa estar com as contas equilibrada para não tem problemas financeiros mais tarde.

Sindico Morador: Vantagens e Desvantagens

A principal vantagem do sindico morador é ser conhecido dos condôminos. O fato de ser uma pessoa do convívio, gera mais confiança, pois ele vai tratar de assuntos que envolve toda a estrutura do condomínio, inclusive a financeira.
Este gestor terá portanto, mais proximidade com os moradores.
Outra vantagem é o custo. O sindico morador não recebe salário. Alguns condomínios dão a isenção  da taxa condominial como gratificação. Sendo esta taxa bem menor do custo de um sindico profissional.

E agora, qual escolher?

Bom. Nas duas opções há vantagens e desvantagens. É preciso avaliar o que é melhor para o condomínio.

O sindico morador tem a vantagem de conhecer os problemas do condomínio mais de perto  e não ter custo. Mas por outro lado, por estar muito próximo dos moradores ele tem mais dificuldade em ser imparcial, ou ate mesmo acabar desgastando as relações com o moradores devido a algumas ocorrências desagradáveis.
Por ser um morador e pode pecar também por ter poucos conhecimentos técnicos para administrar um condomínio.

Já o sindico profissional tem a vantagem de ser imparcial e ter conhecimentos técnicos para administrar o condomínio de forma profissional. Uma desvantagem que se torna até uma vantagem é o fato de não ser morador. Com isso ele consegue solucionar problemas racionalmente e não emocionalmente.
Mas tem um custo razoável para condomínio.

De qualquer forma os dois modelos são vantajosos. Só precisa avaliar com calma qual a melhor opção para o seu condomínio.

 

Em caso de duvidas, entre em contato conosco:

https://www.boletofast.com.br/gestao-de-condominios.html