Como fica a taxa do condomínio durante a pandemia

Como fica a taxa do condomínio durante a pandemia

Muitas empresas estão unindo força para tentar diminuir o impacto financeiro durante a pandemia. Bancos estão diminuindo a taxa de juros e aumentando prazos para pagamento de financiamentos, concessionarias estão flexibilizando o pagamentos das contas, impostos, etc. Proprietários de imóveis estão concedendo desconto aos seus inquilinos bem como as escolas particulares.

Mas e a taxa condominial, como fica?

 Taxa condominial durante a pandemia

Muito se tem pensado de que forma os condomínios podem “ajudar” os condôminos durante a pandemia.
De um lado o condomínio com as despesas ativas, precisando do pagamento da taxa para honrar os compromissos e de outro os condôminos que tiveram redução de renda ou até mesmo ficaram sem ela. Como encontrar o equilíbrio para que o condomínio receba a taxa e o condômino consiga pagar?

O que síndicos e administradoras podem fazer?

Estamos passando por um momento único. E os síndicos e as administradoras não podem ficar de braços cruzados esperando ver o que vai acontecer. Mesmo porque muito provavelmente vai ter um aumento significativo de inadimplentes. Portanto alguma atitude precisa ser tomada a fim de diminuir o impacto desta crise sanitária.
Existem algumas “saídas” que o condomínio pode adotar.

  • Suspender temporariamente a cobrança de juros de multa por atraso de pagamento
  • Conceder desconto temporário da taxa condominial
  • Renegociar contratos afim de buscar diminuir as despesas
  • Cortar despesas consideradas desnecessárias no momento

Vale lembrar que qualquer decisão tomada em um condomínio deve ser em conjunto com a administradora e com os conselheiros.
Mesmo com o objetivo nobre de facilitar a vida financeira dos condôminos, os síndicos devem ter cautela e solicitar auxílio de seu departamento jurídico.