Gerando Boletos Bancários


Co
mo gerar um boleto

Para gerar boleto bancário você precisa de um programa para emiti-lo.
Antes de começar a trabalhar com boletos, leia nosso artigo          “O que preciso para emitir boleto bancário” Neste artigo esclarecemos várias dúvidas.

Agora que você já sabe como funciona o boleto, vamos ver de que forma podemos emiti-los.
Iremos usar o BoletoFast (para maiores informações acesse www.boletofast.com.br) como exemplo. Nele é possível gerar boleto para a Caixa, Bradesco, Itaú, Santander, HSBC, Banco do Brasil e Sicoob. Primeiramente você deverá informar e configurar seus dados bancários e cadastrar seus clientes.
Feito isso coloque o valor, a data de vencimento e o nome do cliente (sacado). Salve e visualize o boleto.
Você pode personalizá-lo com o logo da sua empresa.

Assista ao vídeo abaixo, onde explicamos como fazer um boleto em poucos segundos.

Publicado em Boletos Bancários | Com a tag , , , , | 5 comentários

Nova Plataforma de Cobrança

O prazo para migrar as carteiras sem registro para registrada está se esgotando. Mas ainda existem muitas duvidas e de como vai funcionar a nova plataforma de cobrança.

Vamos começar pelo cronograma fornecido pela FEBRABAN

CronogramaBoletoRegistrado

Há várias novidades nesta nova plataforma de cobrança, uma delas é que os boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco ou local que receba boletos, como por exemplo, casas lotéricas. Isso será possível graças ao registro do boleto no banco. Os juros e a multa serão calculados automaticamente. Sem precisar emitir segunda via de boleto.
Além disso evitará pagamentos em duplicidade.

Abaixo segue alguns questões que mais geram duvidas entre as empresas e os pagadores.

COMO FICARÃO OS BOLETOS EMITIDOS PARA 2017?
A princípio, para o pagador nada irá mudar. O boleto que ele tem em mãos continuará válido. Já o emissor (empresa beneficiária) precisará comunicar e registrar o boleto na Instituição Beneficiária. Um boleto sem registro, emitido antes da implementação da Nova Plataforma, poderá ser registrado. O emissor deverá manter contato com a Instituição Beneficiária para ajuste desse procedimento.

É OBRIGATÓRIO QUE A COBRANÇA PASSE A SER REGISTRADA PARA TODOS OS CLIENTES?
Não. A cobrança não registrada poderá ser mantida, desde que seja acordada entre a empresa beneficiária e o banco emissor do boleto (Instituição Beneficiária).
No entanto, esse pagamento só poderá ser realizado, mesmo antes do vencimento, na própria Instituição Beneficiária, reduzindo a capilaridade do recebimento da cobrança para a empresa beneficiária. Boletos sem registros só poderão ser pagos na agência da Instituição Beneficiária que emitiu o boleto.

HAVERÁ ALGUMA ALTERAÇÃO NOS HORÁRIOS-LIMITES DE PAGAMENTOS DE BOLETOS?
Não. Os horários-limites de pagamento de boletos não sofrerão alteração.

O CONSUMIDOR TERÁ DE FAZER O CÁLCULO PARA PAGAMENTO DE BOLETO VENCIDO?
Não. O cálculo será feito automaticamente pelo sistema da Nova Plataforma da Cobrança, observados os parâmetros contratuais definidos pela empresa emissora do boleto de pagamento.

BOLETO COM VALOR DIFERENTE DA EMISSÃO PODERÁ SER PAGO?
Sim, será possível, desde que a empresa beneficiária estabeleça as condições de recebimento de cada boleto, com valores mínimos e máximos; pagamento total e/ou parcial; multas, encargos, etc., registrando tais exigências na instituição bancária dela.

O QUE ACONTECE SE O BOLETO NÃO FOR ENCONTRADO NO NOVO SISTEMA?
Para a própria proteção, o pagador deverá ser orientado a procurar a Instituição Beneficiária do boleto, pois, se o boleto a ser pago não for encontrado no sistema, isso poderá ser um indício de que tal boleto ou não foi registrado na base ou tenha sido adulterado.

A EMPRESA BENEFICIÁRIA PODERÁ EMITIR BOLETO DE COBRANÇA EM SISTEMA PRÓPRIO?
Sim. O boleto poderá ser emitido em sistema próprio, mas, para usufruir das vantagens da Nova Plataforma da Cobrança, ele precisa estar registrado na base do novo sistema.

NO CASO DE BOLETOS EMITIDOS COM VENCIMENTO NO MESMO DIA DA COMPRA, COMO FICARÁ O REGISTRO DELES?
Os bancos já dispõem de sistemas online para registro de boletos emitidos pelo e-commerce. Assim, quando o cliente fizer uma compra e optar por boleto para efetuar o pagamento, a empresa deverá encaminhar imediatamente ao banco, de forma online, o boleto para registro na base da Nova Plataforma.

A NOVA PLATAFORMA DA COBRANÇA VAI ACARRETAR AUMENTO DE CUSTO?
Para o pagador não haverá cobrança de tarifa pela emissão de boletos de pagamentos. Para os emissores, as tarifas são sempre negociadas entre as instituições financeiras e os seus clientes, de acordo com a política comercial de cada uma, da mesma forma como já ocorre atualmente.

Fonte: Banco Bradesco.

Em caso de duvidas nos envie um e-mail para: atendimento@netdinamica.com.br

 

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , , , , , | Comentários desativados em Nova Plataforma de Cobrança

Emita boletos sem intermediários

ControleMaosRedimensionado

         O boleto bancário é a segunda forma de pagamento mais usada no Brasil. Só perde para o cartão de credito.
Hoje temos duas opções para receber através de boleto:

1. A primeira é abrir uma conta corrente e contratar junto ao banco uma carteira de cobrança. Desta forma você emite o boleto e o dinheiro cai diretamente na sua conta no prazo máximo de 03 dias úteis.

2. A segunda é contratar uma empresa de intermediação que recebe os boletos de depois repassa para a sua conta corrente

Logicamente a primeira é a mais segura e mais indicada. Pois é o banco que irá fazer a compensação. Você terá a garantia de uma banco que irá receber o seu dinheiro.

Já a segunda você dependerá de uma empresa para repassar o seu dinheiro. Podendo ter risco desta empresa falir ou bloquear o seu dinheiro e você ficar sem receber.

Usando o nosso sistema, você não corre este risco. Pois não somos uma empresa de intermediação. Todo o dinheiro cai diretamente na sua conta.
Para isso basta configura a sua conta em nosso sistema e gerar os boletos.
Lembrando que é preciso ter uma conta corrente com uma carteira de cobrança habilitada.

Não corra riscos!!! Entre em contato conosco e saiba mais: atendimento@netdinamica.com.br

Publicado em Boletos Bancários, Sem categoria | Com a tag , , , , | Comentários desativados em Emita boletos sem intermediários

Emissão do boleto com registro


A carteira com registro é de fundamental importância para a segurança e registro dos boletos que serão emitidos.

A carteira registrada, como o nome já diz, é o registro de todos os boletos emitidos junto ao banco. O registro do boleto, funciona da seguinte forma:

Ao emitir o boleto com carteira registrada, é preciso encaminhar ao banco o arquivo remessa contendo as informações dos boletos e os dados do pagador. A transmissão deste arquivo é realizado através do site do banco.

Após a realização do pagamento, o valor é creditado na conta do beneficiário de um a três dias úteis, sem intermediário algum. Sendo assim, não há possibilidade de ocorrer o risco de bloqueio.

Para relembrar

Em junho deste ano a FEBRABAN ditou uma nova regra e anunciou o fim da carteira sem registro, desde então, é preciso que todos os correntistas se adequem a nova modalidade, pois o prazo finaliza em dezembro de 2017.

Veja abaixo o infográfico que contém cinco passos referente a emissão do boleto com carteira registrada:

InfografiicoBoletoRegistrado

O BoletoFast está totalmente preparado para gerar boletos com registro, conheça mais sobre os seus benefícios e recursos disponíveis.

Acesse o nosso site: www.boletofast.com.br e obtenha maiores informações.

Publicado em Boletos Bancários | Com a tag , , , , , , , , , | Comentários desativados em Emissão do boleto com registro

O Fim da Carteira sem Registro

Em junho deste ano a FEBRABAN anunciou o fim da carteira sem registro. Esta notícia deixou muitos empreendedores preocupados, já o que o boleto é o meio mais comum de pagamento/recebimento.

Desde esta data a carteira sem registro deixou de ser habilitada nas novas conta.  Agora todos os correntistas que possuem cobrança sem registro, terão que migrar para a modalidade registrada!

O prazo para o termino da migração para a carteira registrada e, acabar de vez com a sem registro, é dezembro de 2016. Porém muitos bancos já estão bloqueando a compensação dos boletos sem registros. Por isso é importante se adequar a nova modalidade o mais rápido possível.

Como funciona a carteira registrada.

Como o próprio nome já diz, a carteira registrada é o registro de todos os boletos emitidos (independente se serão pagos ou não) no banco.
Este registro é feito através do arquivo remessa. Nele contém todas as informações do boleto e do pagador (nome, CPF e endereço). Este arquivo deve ser transmitido para o banco. Geralmente os bancos disponibilizam um local através do próprio site para fazer este procedimento.

Pensando em todas estas mudanças, nós do BoletoFast, já nos adequamos as novas regras do FEBRABAN e desenvolvemos a versão Corporativa do BoletoFast. Nesta versão é possível gerar o arquivo remessa dos boletos gerados e enviar para o banco. Além disso, também é possível fazer a baixa automática pelo arquivo retorno fornecido pelo banco.

Não espere o banco bloquear seus boletos, entre em contato conosco e veja como é fácil fazer seus boletos registrados pelo BoletoFast.
Acesse nosso site: www.boletofast.com.br ou nos envie um e-mail: atendimento@netdinamica.com.br

 

Publicado em Boletos Bancários | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , | Comentários desativados em O Fim da Carteira sem Registro

Novas Normas do Banco Central para Emitir Boletos.

 

PensadorA circular Nº 3.656, de 2 de abril de 2013, faz mudanças significativas na emissão dos boletos.

O objetivo do Banco Central é padronizar os boletos deixando-os com uma linguaguem mais simples. Além dos clientes ter mais informações da empresa que está adquirindo produto ou serviço.

Porém, essas mudanças estão causando muitas dúvidas entre as pessoas que emitem boletos.
Pensando nisso criamos um tutorial com as alterações que os boletos sofreram.

As principais mudanças são:

Cedente e Sacado não existem mais. Foram substituidos, respectivamente, por Beneficiário e Pagador.
Veja a ilustração abaixo:

bene#cedente

Os boletos devem conter obrigatoriamente:

  • Nome e CPF ou CNPJ do Beneficiário;
  • Endereço do Beneficiário;
  • Nome e CPF ou CNPJ do Pagador;
  • Valor e data de vencimento. Não será mais permitido gerar boleto sem valor e sem data de vencimento.

Este último item requer uma atenção especial, pois temos várias igrejas e associações como clientes e utilizam boleto “Contra-Apresentação” (sem data de vencimento)
para receber doações.
Desde o dia 28.06.13 os bancos não estão mais autorizados a receber boletos sem data de vencimento e sem valor.
Segue o boleto no novo layout do banco central:

boleto

 

Estas mudanças já estão em vigor!!
Nosso sistema já está atualizado obedecendo as novas regras.

Baixe a versão de teste e conheça o sistema de emissão de boletos “BoletoFast”
Acessem nosso site: www.boletofast.com.br

 

 

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Novas Normas do Banco Central para Emitir Boletos.

Nova Versão do BoletoFast em REDE

Pensando em atender cada vez melhor as necessidades dos nossos clientes, atualizamos a versão em REDE do BoletoFAST incluindo recursos que com certeza irão facilitar a utilização do sistema no dia – a – dia.

Com a inclusão destas funcionalidades será possivel:

  • Gerar Boleto em Lote

  • Gerar Mensalidade

  • Emitir Boleto Fatura (tipo cartão de crédito)

  • Imprimir Boleto em Lote

Segue abaixo os videos demonstrativo de cada recurso:

Gerando Boleto em Lote

Gerando Mensalidade

Emitindo Boleto Fatura

 

Gostou? Baixe a versão de teste e faça o seu pedido em nosso site: www.boletofast.com.br

 

 

 

 

 

Publicado em Boletos Bancários | Com a tag , , , , , | Comentários desativados em Nova Versão do BoletoFast em REDE

Dúvidas mais frequentes.

Diariamente recebemos vários e-mails de pessoas que tem interesse em emitir boletos, mas possuem algumas dúvidas.

Reunimos as mais comuns e criamos um artigo para esclarece-las. Caso tenha alguma duvida que não esteja respondida aqui, deixe sua pergunta no final deste artigo.

O que é preciso para emitir boleto?
Para gerar boleto você precisa ter uma conta corrente habilitada para cobrança bancária.Quem faz este procedimento é o gerente do banco.

Quais os dados o gerente do banco tem que me passar para configurar no sistema?
O dado que é comum para todos os bancos é o número da carteira de cobrança.
Segue as  informações que cada banco precisa passar:
Banco Itaú: Agencia, conta-corrente e carteira;
Banco Bradesco: Agencia, conta-corrente e carteira e código da empresa.
Caixa Economica Federal: Agencia, código do cedente e carteira;
Banco do Brasil: Agencia, conta-corrente, convenio e carteira;
Santander: Agencia,conta corrente, código do cedente, carteira e codigo de transmissão;
Sicoob: Agencia, código do cedente, carteira, modalidade e parcela.
Sicredi: Agencia, conta corrente e carteira.

Como identifico os boletos pagos?
O sistema possui a baixa automática via arquivo retorno do banco.
Basta importar o arquivo retorno do banco no sistema para dar a baixa nos boletos.
Ele irá ler as informações deste arquivo e mudará o status de “PENDENTE” para “PAGO”  e colocará a data de pagamento.

Quanto tempo demora para o boleto compensar na conta?
De um a três dias úteis.

Posso protestar os boletos que não foram pagos?
Pode. Mas precisa contratar o serviço de protesto com banco.

O sistema gera boleto com registro?
Sim. O sistema gera boleto com registro e o arquivo remessa para ser enviado para o banco fazer o registro dos boletos

Qual o valor da taxa que os bancos cobram na compensação do boleto?
Os bancos cobram uma taxa por boleto. Sempre que fizer o registro do boleto, o banco cobrará uma taxa. O valor médio é de R$ 5,00 por boleto.

Preciso homologar os boletos antes de colocar em produção?
É importante homologar o boleto junto ao banco antes de colocar em produção.
Cada banco possui um procedimento para fazer a homologação.
Verifique com o seu gerente como deve proceder.

Posso emitir boleto para vários beneficiarios?
Sim.
Porém nossa licença é por beneficiario.
É preciso adquirir uma licença para cada beneficiario.

Posso cadastrar mais de uma conta em bancos diferentes?
Sim. Porém nosso licença é por banco.
Para gerar boleto para mais de uma banco, é preciso adquirir uma licença adicional.
O valor da licença adicional é 50% do valor vigente da versão.

Preciso fazer backup dos meus dados?
Sim. É importante manter o backup sempre atualizado. Se tiver algum problema no seu computador, basta instalar novamente o sistema e restaurar o backup.

O pagamento da licença é único, mensal ou anual?
O pagamento é único. Você paga apenas uma vez e pode usar o sistema pelo tempo que precisar.

Como funciona as atualizações e o suporte do sistema?
A licença dá direito a um ano de atualizações e suporte grátis. Após este periodo se precisar de suporte ou atualizar a sua versão, será preciso adquirir o pacote de atualização e suporte. O valor é 50% do valor vigente da versão.

Conheça nosso sistema sem compromisso. Baixe a versão de teste.
Clique no link abaixo e solicite a sua.
http://www.boletofast.com.br/download.html

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , , , , | 2 comentários

O que é o Boleto de Proposta?

O Boleto de proposta é especifico para apresentação de produto ou serviço que ainda não foi adquirido pelo comprador. Ou seja, é uma proposta que ele recebe de uma determinada empresa ou entidade assistencial.  Pode ser usado em propostas de contratos civis, como doações ou em convites para afiliar-se a uma associação

Quem recebe este boleto, não precisa obrigatoriamente efetuar o pagamento. O não pagamento não acarretará nenhuma consequência.

Conforme resoluções do BACEN, o boleto de proposta tem um formato específico, devendo apresentar layout e dizeres que deixem claro que:

  • O boleto refere-se à oferta de um produto ou serviço, à proposta de contrato civil ou ao convite para associação, apresentados previamente ao pagador;
  • O pagamento do boleto é facultativo e que o não pagamento não dará causa a protestos, a cobranças judiciais ou extrajudiciais ou à inclusão do nome do pagador em cadastros de restrição ao crédito
  • O pagador tem o direito de obter, previamente ao pagamento do boleto, todas as informações relacionadas ao produto ou ao serviço ofertado e ao conteúdo do contrato que disciplina os direitos e obrigações entre o pagador e o beneficiário.

BoletodeProposta

Quem pretende gerar este tipo de boleto, ou seja, se você pertence a alguma entidade social, precisa entrar em contato com o banco e solicitar para o seu gerente habilitar sua conta uma carteira para boleto de proposta.

Desta forma todo o dinheiro dos boletos, será creditado diretamente na sua conta. Sem nenhum intermediário.

Em caso de duvidas estamos a disposição no e-mail: atendimento@netdinamica.com.br

 

 

Publicado em Boletos Bancários | Com a tag , , , , , | Comentários desativados em O que é o Boleto de Proposta?

Destaque no Jornal de Negócios do SEBRAE

A NetDinamica é destaque na reportagem sobre boletos do Jornal de Negócios do SEBRAE

Capa_Jornal

Graças a credibilidade de nossa empresa, o SEBRAE fez uma matéria de duas páginas sobre os benecifios, facilidade e segurança de emitir boletos.

Esclacemos várias dúvidas que muitas pessoas tem em relação a cobrança com boletos. Falamos também sobre os tipos de cobrança (registrada e sem registro) e qual a mais indicada dependendo do perfil do cliente.

Confira todos os detalhes na reportagem:
Clique na imagem para ampliar.

ReportagemSebrae

 

 

 

Publicado em Sem categoria | Com a tag , , , , | Comentários desativados em Destaque no Jornal de Negócios do SEBRAE

Banco Central cria Boleto de Oferta para diminuir as cobranças indevidas.

Com o objetivo de diminuir as cobranças indevidas  o Banco Central criou um novo tipo de cobrança, o “Boleto de Oferta”.

Quem recebe este tipo de boleto só efetua o pagamento se desejar, pois não é obrigatório. O não pagamento não acarretará nenhum prejuízo ao consumidor.

A necessidade deste boleto surgiu para alertar os consumidores que recebem boletos de serviços ou produtos que não solicitaram, como por exemplo, assinaturas de revista e doações.

Eles terão que ter a seguinte informação “PAGAMENTO NÃO OBRIGATÓRIO. O NÃO PAGAMENTO NÃO IMPLICARÁ EM PROTESTOS, COBRANÇAS JUDICIAIS OU EXTRAJUDICIAIS E NEM INCLUSÃO DO NOME DO DESTINATÁRIO EM CADASTRO DE RESTRIÇÃO DE CRÉDITO.”

Com isso, o Banco Central pretende diminuir o número de cobranças indevidas e proteger o consumidor.

Quem utiliza o BoletoFast e precisa enviar Boletos de Ofertas, basta inserir o texto acima no campo “instruções” do boleto. Veja o exemplo abaixo:

Boleto_Oferta

Publicado em Boletos Bancários | Com a tag , , , , , | Comentários desativados em Banco Central cria Boleto de Oferta para diminuir as cobranças indevidas.